Fique por dentro da web

Nullam nec urna in sem lacinia malesuada sed mollis tortor
12 de março de 2014
07
Case Site Ana Maria Braga
13 de março de 2014

Fique por dentro da web

08

TV e internet têm maior influência na opinião pública

Pesquisa da Ipsos mostra que os dois meios aparecem quase empatados

Mariana Stocco

O horário eleitoral gratuito começa na próxima sexta-feira, 26, e muitos candidatos, além de investir na produção de conteúdo para TV e rádio, irão apostar na internet. De acordo com o Estudo Geral de Meios (EGM), da Ipsos, a TV e a internet aparecem quase empatados quando o assunto é influenciar a opinião pública. Entre os entrevistados, 77% reconheceram o poder da TV e 76%, o da internet. Na sequência, aparece o jornal (66%) e o rádio (61%). Revista vem como a última opção, com 48%.
A pesquisa, que mediu a taxa de concordância dos entrevistados sobre quais meios acreditam que têm maior peso na opinião pública, revela que a percepção da influência da televisão e da internet é alta entre todas as classes sociais e níveis de escolaridade, mas a prevalência da TV começa a diminuir. Para o público jovem (18 a 24 anos), o meio perde para a internet.
O estudo ainda mostra que as classes mais altas acreditam que os meios impressos têm mais influência sobre a população: 51% das classes A e B mencionam o meio revista, contra 48% da população em geral. O mesmo cenário é visto com relação ao meio jornal, que atingiu 66% no levantamento geral, mas sobe para 70% entre as classes mais altas. Já o rádio tem 61% de concordância, com pouca variação entre as classes A, B e C. Entre os entrevistados das classes DE, o percentual cai para 56%.
Os dados foram coletados entre abril de 2015 e março deste ano com mais de 31 mil entrevistados. As regiões monitoradas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

 

Fonte: Meio & Mensagem 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *